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Formação Continuada

A escola deve redigir documentos específicos de diagnóstico e avaliação de alunos com deficiência?

Todos os alunos são tratados de forma igualitária, independentemente de ter ou não deficiência. Por isso, a escola deve manter os documentos de diagnóstico e de avaliação adequados à escolarização de todas as crianças. No caso dos estudantes que frequentam as salas de recursos no contraturno, o professor especializado da área da deficiência em questão deve manter atualizados os três anexos constantes da Resolução SE Nº 11/2008: roteiro descritivo inicial, ficha de acompanhamento diário do aluno e ficha de acompanhamento bimestral e individual do aluno.

Educação Condutiva

Obrigada Diretora Débora por nos proporcionar este momento de estudo....
                      
                               A Formação Continuada deveria ser uma constante em nossa formação docente. Hoje tivemos o privilégio de participar de oficinas e palestras proferidas pelos Condutores e Facilitadores da Educação Condutiva, um trabalho pouco conhecido no Brasil mas de grande repercussão para as pessoas acometidas de lesão cerebral. Um trabalho ímpar que nos revelou o quanto somos ignorantes no que se refere à inclusão escolar. Digo ignorante porque existe uma gama imensa de doenças, síndromes e males que acometem nossos alunos e que estão "incluídos". E daí??? Nem sempre sabemos como lidar com eles, o que realmente eles têm, ou mesmo seu potencial e suas limitações. Não há quem nos ensine, apenas aprendemos a maioria das coisas em nosso cotidiano imensamente limitado pois, apesar da inclusão ser algo obrigatório e previsto em lei as escolas continuam a nos oferecer apenas o quadro negro (verde ou branco) classe e cadeiras em sua maioria enfileiradas, livro didático em sua maioria não contextualizado além das salas estarem abarrotadas de alunos que tentamos todos os dias lembrar ou saber seus nomes. 
Que EDUCAÇÃO É ESSA???
Hoje pude perceber o quanto sou pequena com relação a esse mundo da inclusão!!!!
Mas tenho amor, vontade, garra e determinação para ir mais além.
Profª Josenara Nunes



usando a tala e fazendo os movimentos corretos...
sentindo um pouco como os alunos se sentem....



momento de reflexão.....

mas sempre tem uma distraída...rsrsrs

Irving o Condutor responsável pelo trabalho
 com os Facilitadores e os alunos...

aqui toda a galera da Educação Condutiva 
mais as Professoras de AEE de Itajaí...

trabalhando o circuito....como os alunos..um grande desafio..

sensação deliciosa...questão de confiança..
.pensa escorregar pela bolas sendo segurado por alguém que nunca viu???



                                       Lindos momentos....que nos levaram a grandes reflexões...


O trabalho com Inclusão tem nos levado a uma reflexão diária sobre nosso papel enquanto Educadoras e nos instigando a buscar mais conhecimento e aperfeiçoamento que venham a agregar maior significação à nossa Práxis. Neste mês estivemos em Itajaí, na Univali, participando da apresentação de Estágios e Projetos das alunas do 7º nível de Pedagogia Educação Especial. Foram momentos ímpares onde a troca foi significativa e enriquecedora por momentos de reflexão, sensibilização, palestras, diálogos e participação da equipe de Professores de Inclusão de nossa Escola.
Momentos gostosos e com certeza, de aprendizado e colaboração.
Valeu colegas e pessoal da Univali que tão bem nos receberam, principalmente a Professora Maria Fernanda - Coordenadora do Curso de Educação Especial.














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