Pesquisar este blog

Afasia Global e Lesão Cerebral

              A Disfasia é uma doença orgânica que afeta o uso simbólico das palavras.
              A linguagem- localizada no hemisfério cerebral dominante (90% hemisfério cerebral esquerdo), se encontra no extremo posterior da circunvolução frontal inferior - conhecida como ÁREA DE BROCA.
               Compreensão e interpretação simbólica da linguagem - terço posterior da circunvolução temporal posterior - ÁREA DE WERNICKE.
                A lesão de qualquer uma dessas áreas representa distúrbios na fala.
                Tipos:

  • Afasia Motora ( Afasia de Broca)
              Em sua forma mais severa o indivíduo perde totalmente a capacidade de falar - quando muito apenas um sim ou não, embora apresente perfeito entendimento da palavra.
               Em sua forma mais amena o paciente usa um número menor de palavras (restrito) e tende a pronunciá-las de maneira titubeante  e/ou repetitivamente (perseveração). Durante a fala pode atropelar as palavras e intercalá-las com longas pausas, utilizando as palavras de maneira apropriada àquilo que deseja expressar.
               Ao escrever - linguagem motora, pode apresentar agrafia ou disgrafia.
               A área de Broca está muito próxima do córtex motor, logo, o paciente pode apresentar hemiparesia associada com o déficit de linguagem. Pode-se testar a capacidade de escrita usando-se a  mão não afetada, que geralmente é a esquerda.
              Palilalia - transtorno caracterizado pela repetição cada vez mais rápido de palavras ou frases estereotipadas - reflete um tipo de disfasia expressiva.

  • Afasia Sensorial ou Receptiva ( Afasia de  Wernicke)
            Incapacidade para apreciar o significado simbólico das palavras, sejam elas faladas ou escritas.
  • Afasia de Condução ou de Sintaxe (Afasia de Goldstein)
              Pacientes exibem uma fala fluente, porém repleta de parafasias (uso incorreto de palavras).
  • Afasia Global
              Grave distúrbio de linguagem. Tanto a produção da fala quanto a compreensão das palavras escritas ou faladas encontram-se seriamente comprometidas. Sua linguagem é extremamente limitada, resume-se à emissão de grunidos intelegíveis.

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário